O que é o iTech Tourism?
O iTech Tourism é um programa de aceleração da Startup Braga, em parceria com o Turismo de Portugal, totalmente focado no setor do Turismo. No entanto, com a pequena nuance de que, neste programa, a tecnologia e inovação são palavras de ordem. O objetivo é reforçar a aposta deste setor na inovação e em soluções tecnológicas, contribuindo assim para a evolução e competitividade do turismo nacional.
Este programa, em específico, foi desenhado e estruturado para apoiar e capacitar as startups, como a tua, no processo de validação e desenvolvimento do seu modelo de negócio, na construção de um produto forte e altamente escalável, e na facilitação de pilotos com empresas estabelecidas no setor, capazes de promover o acesso a novos mercados e consumidores.
Cumprida a aceleração, os projetos apresentarão o seu produto num Demo Day, onde terão a oportunidade de realizar o seu pitch a uma audiência de importantes stakeholders, favorecendo uma vez mais, o networking e a integração numa comunidade de referência do ecossistema empreendedor.
Mas afinal, o que é isso de “programa de aceleração”?
Um programa de aceleração pressupõe que os participantes sejam apoiados no desenvolvimento dos seus negócios, através de várias atividades de formação e orientação. Por norma, estes programas são compostos por bootcamps, workshops e mentorias que abordam as diferentes áreas de um negócio, como é o caso do marketing, gestão, recursos humanos, entre outros e são ministrados por profissionais e especialistas de referência nas diversas áreas. Além disso, ajudam a fomentar oportunidades de parceria, networking e investimento, já que são vários os players envolvidos nas múltiplas dinâmicas.
No geral, tu e a tua equipa serão convidados a aplicar as aprendizagens na melhoria das proposta de valor do vosso negócio.
Para quem é o iTech Tourism?
Sendo um programa totalmente voltado para as áreas do turismo, tecnologia e inovação, podes candidatar o teu projeto se este estiver alinhado com estes 3 verticais. Em termos de tipologia de projetos, procuram-se startups ou projetos em fase de MVP ou que já se encontrem numa fase de desenvolvimento avançada. O importante é que o teu projeto se foque em resolver uma necessidade ou problema do setor, como por exemplo, relativa à experiência do turista, à descentralização do turismo, à falta de inovação tecnológica do setor, entre tantas outras possíveis de identificar.
Além disso, precisamos que se cumpram alguns pequenos requisitos como, ter menos de 7 anos de existência e as equipas não terem mais do que 4 elementos.
Se tens um projeto que cumpre com os requisitos, então agora, damos-te 7 razões para não desperdiçares esta oportunidade:
Prémio de 10.000€: se o teu projeto for o vencedor do programa,receberás um prémio monetário e garantido pelo Município de Braga, no valor de 10.000€. Este montante poderá ser aplicado no desenvolvimento do negócio ou na contratação do talento, por exemplo. No fundo, naquilo que fizer falta para levar o teu projeto ao próximo nível.
Incubação física ou virtual na Startup Braga: se o teu projeto estiver entre os 3 melhores, então terás a oportunidade de ter a tua equipa incubada física ou virtualmente na Startup Braga, o que te garante o acesso constante à comunidade e o apoio contínuo de uma vasta rede de mentores especializados.
Rede de Mentores: terás a oportunidade de participar em diversos bootcamps ministrados por profissionais altamente especializados, em diversas áreas, e que aportarão extraordinário valor ao desenvolvimento do teu negócio.
Programa em Regime Híbrido: o programa irá decorrer em formato híbrido, sendo que, a maioria das atividades decorrerão online e apenas 3 bootcamps acontecerão em formato presencial. O objetivo é sempre o de fomentar o networking e relacionamento entre os participantes. Além destes, também o último dia do programa - Demo Day, decorrerá em regime presencial. Durante este dia, a tua equipa será desafiada a apresentar um pitch do projeto a investidores, potenciais parceiros e empresas .
Alimentação e Estadia asseguradas: se tiveres necessidade de te deslocar a Braga para participares nos bootcamps presenciais, a estadia da equipa estará assegurada pela organização! A todas as equipas será também garantida a alimentação, nomeadamente, almoços e coffee breaks.
Projetos-piloto: uma das grandes vantagens é a possibilidade de implementares o teu projeto-piloto em empresas de referência, o que irá facilitar o processo de validação, bem como, o próprio desenvolvimento do modelo de negócio.
Networking: como já deves ter conseguido perceber, a tua participação no programa permitir-te-á o contacto com vários players, entre eles, investidores e empresários e será uma boa oportunidade para fomentar e construir uma rede de contactos valiosa. A criação de relacionamentos de colaboração profissional podem ter impacto visível no desenvolvimento do teu negócio! Neste sentido, vale a pena salientar um dos momentos mais relevantes para este efeito, que será a realização do Demo Day no Unique Summit, um evento único em Braga, que promete juntar investidores, startups e agentes políticos dos vários cantos do mundo. Estaremos todos juntos no mesmo espaço a debater sobre inovação e a criar extraordinárias sinergias para potenciar novas oportunidades económicas. Será neste momento de grande importância para o ecossistema que as equipas do iTech Tourism terão a oportunidade de apresentar e divulgar os seus projetos.
Por Sara Pinheiro
Gestora de Projetos
Startup Braga